quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Os nutrientes e o bom-senso

            A nutrição é muito mais que uma simples conta-corrente de calorias e, seja qual for o regime que se use, o certo é que para viver, o nosso corpo precisa não apenas de energia, mas também de proteínas, sais minerais, vitaminas, etc. e estes são nutrientes que os alimentos variados nos fornecem e que obrigam a que qualquer regime deva incluí-los. 
Claro que aqui, mais do que saber se o almoço contém o Selénio ou o Molibdénio de que as tabelas falam, importa o bom senso e tentar que ao longo de cada dia as nossas refeições nos tragam os mínimos necessários destes elementos. 
Isto consegue-se através da inclusão de alimentos fornecedores de proteínas, os de origem animal e as leguminosas, de sais e vitaminas, os vegetais crus e verdes e alguma energia também, gorduras, açúcares e carbohidratos, aqui  os pontos onde se tem de ter todo o cuidado, já que, como principais fornecedores de energia, é a sua carência que fará o nosso corpo utilizar as reservas energéticas existentes, a gordura acumulada.


Sem comentários:

Enviar um comentário