sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Quantas calorias?


       Essa é a pergunta “para um milhão”!
De facto, por mais tabelas e especialistas que se consultem, as necessidades energéticas de cada indivíduo são condicionadas por tantos factores internos e externos que a única conclusão válida que se pode tirar é que não há qualquer tabela que sirva e cada um terá de avaliar, um pouco como cobaia de si próprio, qual a sua tabela energética de aumento, manutenção ou perda de peso. Para fazer isto experimentei tentar perceber que ingestão calórica é que produzia uma ligeira perda de peso durante uma semana. No meu caso, que tenho hábitos bastante sedentários e faço pouco exercício físico, esse valor anda à volta das 1650 Kcal/dia, um pouco mais quando faço umas caminhadas para ajudar. Se seguisse as tabelas, consideraria as 2000 Kcal, valor evidentemente alto para mim, já que com esse valor até aumento de peso.
Para o emagrecimento rápido que eu pretendia, pois tendo 65 kg para perder não se pode estar com grandes cerimónias sob pena de demorar tanto que falha nem que seja por tédio, optei por restringir a energia a 1000 kcal/dia, o que talvez tenha sido algo violento mas que não trouxe qualquer problema para além da urgente troca de guarda-roupa pelo desaparecimento de 48 Kg em quatro meses, com o perímetro abdominal a passar de 128cm (nº64) para 99cm (nº50).
Devo no entanto chamar a atenção para que isto será diferente de pessoa para pessoa. Do que tenho visto poderá dizer-se que em geral se consegue uma perda de peso suave e lenta com regimes à volta de 1500-1750 Kcal, perda de peso rápida e enérgica com 900-1100 Kcal, manutenção entre 1600-2000 Kcal sendo todos estes valores devidamente acrescentados para quem tenha exercício físico associado, havendo tabelas que indicam a energia gasta por cada tipo de exercício ou esforço.


8 comentários:

  1. Bom dia Luís,

    Parabéns pela sua coragem!
    Cá estou à espera das receitinhas saudáveis e saborosas.

    Cumprimentos,

    Lídia Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Olá, acompanhava o seu blog.. o Outras Comidas e fiquei sabendo desse novo blog... Aqui estou eheheh

    Quanto à perda de peso, você não deve ser preocupar com as CALORIAS e sim com a origem desses calorias.

    Você acha que 1000 calorias derivadas de carboidratos refinados vão fazer você engordar a mesma coisa que 1000 calorias derivadas de um pedaço de carne?!

    Leia essa blog: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/

    E boa sorte!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kelvin Kredens,
      Eu sei que a ciência e teoria nutricional afirma o contrário, mas aqui estou só a falar do que se passou comigo. A minha dieta foi elaborada precisamente nesse polinómio "calorias - quantidades ingeridas - bom senso qualitativo". Comi de tudo (e bom!), reduzi quanto e quando comia e fui rigoroso a contar calorias, fossem de pão, azeite, couves ou carne.
      Pela 1ª vez em muitos, muitos anos... deu resultado! É desse resultado que aqui falo, deixo os regimes científicos e complexos para quem sabe disso, eu não. Bom 2014 para si!

      Eliminar
  3. Boa noite Luis,
    Também sigo atentamente o seu blog "outras comidas" e tenciono continuar a consultá-lo, é dos meus blogs preferidos e um dos primeiros a ir ver quando quando pretendo confecionar algo verdadeiramente bom (desta vez eram as azevias mas não tem)...
    Vou seguir este também, tenho uma balança de calorias mas serve mais para pesar "coisas pequeninas" e vou certamente aprender muito consigo.
    Pois cá fico à espera de receitas saudaveis e saborosas, estou sempre a tentar que assim seja, quer cortando no açúcar quer na gordura, ah... e também não como carne há 5 anos (ainda como peixe).
    Como já me alonguei, quero desejar-lhe bom natal e sucesso no novo blog.
    Cumprimentos,
    Esperança Alegre

    ResponderEliminar
  4. Bom Dia Luis,
    sou dos que vadiam na net e não dou a cara; faço-o hoje pq as suas "outras comidas" foram ajuda e muleta e gozo que tenho partilhado com os meus. aceite um abraço pelo muito bom trabalho que aí fez e conte connosco para encher o curvo ao vivo, if .
    estou curioso e atento a "estas-outras comidas" a contrapeso e medida e, como disse, senso. os meus brutos 59y/87kg tb precisam de refrear alguma gula vs a santissima trindade (col+trig+glice) que me apoquenta.
    e vamos caminhando andando.
    abraço
    edmiro

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Luís.
    Sou leitor assíduo do outras comidas faz algum tempo. Como serei certamente agora do Contrapeso.
    Mas diga-nos o segredo.... com menus conseguiu essa proeza de perder 48 Kg em 4 meses...???
    Também estou a precisar de perder uns 20 pelo menos.
    Abraço e boa continuação

    ResponderEliminar
  6. Caro Luis,

    Muitos parabéns pelo ótimo resultado obtido! Continuação! :)

    ResponderEliminar
  7. Boa noite,
    Perder 48k em 4meses? a balança estará devidamente aferida?

    ResponderEliminar